O extintor com carga d’água pode se tornar muito perigoso se for utilizado para outras classes de fogo. Se usado para incêndios de classe B, pode espalhar ainda mais as chamas, aumentando o risco do incêndio.
Para saber se o extintor está vencido é muito simples: encontre no extintor a validade da carga, quando se tratar de um extintor novo e quando já for um extintor recarregado verificar a etiqueta de garantia onde consta a validade da carga e do teste hidrostático que está afixado no cilindro do extintor.
Ainda que existam regulamentações fortes sobre o tema, são os fabricantes que definem a validade dos extintores que vieram diretamente da fábrica. Dessa forma, é possível encontrar, atualmente, extintor de incêndio com validade de 5 anos, mas também, modelos que vencem apenas após 1 ano de uso.
Os extintores não devem ser instalados em escadas. Devem estar desobstruídos e devidamente sinalizados de acordo com o estabelecido na NT 20. 5.2.1.3. É permitida a instalação de extintores sobre o piso acabado, desde que permaneçam apoiados em suportes apropriados, com altura recomendada entre 0,10 m e 0,20 m do piso.
É possível fazer a recarga do seu cilindro atual fazer uma troca por um novo. Em qualquer um desses procedimentos, atentar para o selo do INMETRO e para a etiqueta da empresa onde constarão as novas datas de validade do extintor.
Evitar o contato direto do jato com a pele e os olhos.
É preciso ter pessoas que saibam manusear corretamente os extintores e hidrantes (se houver). Lembre que o equipamento não faz o trabalho de combate ao fogo sozinho, é preciso ter pessoas para manuseá-lo.
De acordo com a NBR 12693 – Sistemas de proteção por extintores de incêndio, um extintor é um aparelho manual utilizado com a finalidade de combater princípios e focos de fogo que contém um determinado agente extintor para certos tipos de incêndios. A área e sua classe de risco de acordo com a área a ser protegida.
No corpo do cilindro do extintor deve estar puncionado o logo do fabricante, norma NBR correspondente, ano de fabricação e para CO2 mês/ano, logo do INMETRO, código de projeto e numero de série; 3.
Como olhar número do extintor? NÚMERO DO CILINDRO – Para extintores de gás carbônico, a numeração sempre está na parte de cima do cilindro. Os outros modelos geralmente na parte inferior. A numeração é como RG do extintor, são números na seqüência.
A diferença do extintor BC para o ABC refere-se aos componentes que constituem o pó químico usado para apagar o fogo. Enquanto os Extintores BC usam o Bicarbonato de Sódio como seu agente principal, os Extintores ABC utilizam como seu componente químico mais importante a amônia e suas substâncias derivadas.
A validade de recarga dos extintores é anual o teste hidrostático do casco dos extintores é a cada cinco anos. As mangueiras de incêndio tem que ser submetidas a teste de pressão anualmente por empresas especializadas. O teste hidrostático deve ser feito a cada cinco anos.
O extintor classe d possui agente extintor a base de cloreto de sódio e geralmente é utilizado para incêndios em metais como magnésio, titânio. Com o extintor classe d, a contenção do incêndio é realizada por meio do isolamento entre o metal, a atmosfera e o resfriamento.
É necessário cuidar do seu extintor para que ele não perca sua funcionalidade e precisão, por isso, não o deixe exposto às intempéries. Caso isso ocorra, o extintor deve ficar sob proteção de um abrigo, que pode ser metálico, de fibra ou inox.
É necessário cuidar do seu extintor para que ele não perca sua funcionalidade e precisão, por isso, não o deixe exposto às intempéries. Caso isso ocorra, o extintor deve ficar sob proteção de um abrigo, que pode ser metálico, de fibra ou inox.